Método 6P
Esse método possibilita um melhor entendimento e interpretação das causas e efeitos essenciais da operação, e como cada pilar (P) pode influenciar e impactar em melhor performance dos resultados.
Público
Identificar qual é o público alvo do negócio (clientes), como é o atendimento e o relacionamento diário com essa carteira de clientes, e como é a prospecção de novos clientes.
Promoção
Quais são os canais de comunicação disponíveis, qual mensagem expressa na comunicação, qual imagem da nas divulgações, quais materiais são utilizados pela área comercial e como atua em campanhas junto aos clientes.
Produto
Análise dos quesitos relacionados às características e benefícios produtos/serviços, e a conexão com a criatividade, qualidade, tecnologia, inovação e credibilidade.
Preço
Entendimento das expectativas dos clientes/mercado, quais são os valores dos produtos que devem ser ressaltados, e sua relação com os benefícios que deverão ser percebidos pelos clientes, sem perder o foco da lucratividade para ambas as partes.
Pessoas
Compreensão da estrutura organizacional da área, quais são as principais atividades, e quais são as competências, habilidades e responsabilidades para cada um dos níveis organizacionais em seu setor de atuação.
Processo
Identificação dos processos de operação, bem como de gestão da equipe e dos resultados, considerando as etapas de pré-venda (planejamento), venda e pós-vendas.
O Mapa de Cenário é uma importante ferramenta estratégica para o crescimento dos negócios. Ele proporciona uma visão ampla do contexto no qual a empresa está inserida, identificando aspectos essenciais, metas e objetivos em cada área. Essa representação estruturada auxilia a liderança a traçar o rumo da empresa de forma planejada.