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Diagnóstico de Oportunidades

Descubra oportunidades de crescimento.

Processo detalhado de análise de uma empresa, voltado para identificar áreas onde ela pode melhorar, expandir ou aproveitar oportunidades de crescimento. Assim como um médico em uma consulta observa o paciente de maneira completa, analisando sintomas, realizando exames e identificando problemas que o próprio paciente pode não notar, o diagnóstico de oportunidades avalia o corpo da empresa. Ele examina aspectos como operações, finanças, marketing, vendas e processos internos, identificando problemas ou áreas de melhoria e prescrevendo soluções adequadas para corrigir falhas e potencializar pontos fortes.

imagem remetendo a processos e diagnósticos

Método 6P

Esse método possibilita um melhor entendimento e interpretação das causas e efeitos essenciais da operação, e como cada pilar (P) pode influenciar e impactar em melhor performance dos resultados.

Público

Identificar qual é o público alvo do negócio (clientes), como é o atendimento e o relacionamento diário com essa carteira de clientes, e como é a prospecção de novos clientes.

Promoção

Quais são os canais de comunicação disponíveis, qual mensagem expressa na comunicação, qual imagem da nas divulgações, quais materiais são utilizados pela área comercial e como atua em campanhas junto aos clientes.

Produto

Análise dos quesitos relacionados às características e benefícios produtos/serviços, e a conexão com a criatividade, qualidade, tecnologia, inovação e credibilidade.

Preço

Entendimento das expectativas dos clientes/mercado, quais são os valores dos produtos que devem ser ressaltados, e sua relação com os benefícios que deverão ser percebidos pelos clientes, sem perder o foco da lucratividade para ambas as partes.

Pessoas

Compreensão da estrutura organizacional da área, quais são as principais atividades, e quais são as competências, habilidades e responsabilidades para cada um dos níveis organizacionais em seu setor de atuação.

Processo

Identificação dos processos de operação, bem como de gestão da equipe e dos resultados, considerando as etapas de pré-venda (planejamento), venda e pós-vendas.

O Mapa de Cenário é uma importante ferramenta estratégica para o crescimento dos negócios. Ele proporciona uma visão ampla do contexto no qual a empresa está inserida, identificando aspectos essenciais, metas e objetivos em cada área. Essa representação estruturada auxilia a liderança a traçar o rumo da empresa de forma planejada.